Titulo: Zac&Mia
Autora: A.J. Betts
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 288
Gênero: Romance/Drama
Classificação: ♥♥♥♥♥
Sinopse: A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso. No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela. Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente. Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro? Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.


Resenha: Vejamos... Por onde começar?

Acredito que muitas pessoas possuem certo receio em ler ~mais um livro que trate sobre o Câncer~, primeiramente, pelo peso que a doença traz, e segundo, pelo temor de encontrar uma história clichê, superficial, triste e carregada. Mas, aviso de antemão que NÃO é o que acontece neste livro.

Zac é um garoto de 17 anos, inteligente, bem humorado e tranquilo. Possui Leucemia e acabara de passar por um transplante onde recebera uma nova medula , por isso, precisa ficar isolado em observação no quarto do hospital até que haja a completa certeza que o transplante fora bem sucedido.

O dia-a-dia confinado de Zac resume-se em assistir televisão, jogar Video Game e Palavras Cruzadas com a sua mãe, até que, sua rotina vira de cabeça pra baixo com a chegada de uma nova paciente no quarto ao lado; diferente dos inúmeros idosos que já passaram por lá, desta vez, era uma garota. Não era qualquer garota, e sim uma adolescente rebelde que ouvia Lady Gaga no volume máximo.

Diferente de Zac, Mia é inconformada com o seu diagnóstico,  osteosarcoma. Uma garota popular, rodeada de amigos, o namorado mais cobiçado e o título de mais bonita da escola; ela não aceita o Câncer, ela preocupa-se demais com sua beleza e seu físico para deixar que essa doença tome posse de seu corpo.

Sua chegada causou grande inquietação dentro da Ala Oncológica, sobretudo, em Zac; mas, o motivo para isso seria apenas o volume alto de sua música, ou , havia alguma outra explicação para reações que Mia havia causando no garoto?

Ao decorrer das páginas,  nós somos capazes de ver a relação entre os dois estreitar-se cada vez mais. Ao contrário de A Culpa é Das Estrelas (livro famoso que trata sobre o mesmo assunto) que tem como foco o romance entre os protagonistas, em Zac&Mia nós vemos algo muito além do Romance. Nós analisamos o lado "humano" da questão, as sensações que tal doença causa naqueles que a possuem, os "monstros" que são preciso enfrentar, e, por fim, a Superação!

Este foi com certeza um livro que me surpreendeu de maneira bem positiva, por ser abrangente e expor situações rotineiras e atuais. Uma leitura leve e rápida, apesar de tratar de um tema pesado, não foi um livro que me deixou triste ou me fez chorar, mas, me deixou reflexiva de uma maneira boa :).

Recomendo a leitura!

Um beijo,





Deixe um comentário